TD como um sub-tipo de Sarcoma

Como eu ja falei em um post anterior, os tumores desmóides agora são considerados como um sub-tipo de Sarcoma mas não elaborei a informação, então lá vai:
Primeiro de tudo, o que são sarcomas segundo o site do Sarcoma Foundation of America:

"Os sarcomas são neoplasias que surgem a partir das células que mantêm o corpo unido. Estas células podem ser relacionadas com os músculos, nervos, ossos, gordura, tendões, cartilagem, ou outras formas de "tecidos conectivos". Existem centenas de diferentes tipos de sarcomas, que provêm de diferentes tipos de células."

O Sarcoma Foundation of America foi criado em 2000 com o intúito de angariar fundos pra pesquisas para melhores tratamentos em pacientes que venham a desenvolver esta doença. O interessante é que pacientes de todo o mundo podem se inscrever nesta fundação e serem acompanhados de seis em seis meses sobre a evolução de seu tratamento.
Eu entrei em contato com eles por e-mail e fiquei impressionada porque eles realmente se importam!
Após eu dizer que estava interessada em fazer parte do banco de dados deles, recebi um e-mail com uma espécie de prontuário no qual eu deveria preencher contando todos os tratamentos que já fiz... Só que eu esqueci completamente de preenchê-lo! Então um mês depois recebo outro e-mail do SFA perguntando se estava tudo bem e reenviando o prontuário. Foi aí que tomei vergonha na cara e respondi a eles... Vamos ver no que isso vai dar!

Voltando pra o assunto principal deste post, pra mim o fato de agora o TD ser considerado um câncer não muda em nada... Ele vai continuar sendo um tumor bastante chato de tratar, de fácil recidiva, não metastasico porém multi-focal (essa palavra tá certa?) e com poder de desfigurar o corpo. Porém eu já passei por muitos médicos e já vi tantos outros que ousaram abrir a boca pra falar que "é um tumor benigno, é só tirar e pronto" quando deveria ser considerada a natureza atípica e até fatal desse tumor. Com esta nova classificação, talvez estes médicos possam avaliar melhor a situação de cada paciente e não apenas empurrá-lo na sala de operação e pronto. Espero realmente que ao ser classificado como câncer os médicos o veja com outros olhos e parem de o subestimar.

http://www.curesarcoma.org/

One thought on “TD como um sub-tipo de Sarcoma”

Leave a Reply