Boa alimentação durante a quimioterapia

Eu adoro comer! Sério, todos os meus programas de lazer incluem comida na programação e nos últimos meses da quimioterapia tenho me sentido muito mais enjoada, chegando inclusive a vomitar tudo.Às vezes só de pensar em comida faz meu estômago remexer, algo bastante estranho pra mim, que tenho os olhos maiores do que todos os meus órgãos juntos! hahaha

nhaaaam!
Indignada com esse absurdo, encontrei este livro em PDF: Uma Boa Alimentação durante o Tratamento do Câncer - Dicas para comer bem.
Uma tradução e adaptação deste manual escrito pelo National Cancer Institute, nos EUA
O livro dá dicas de como se alimentar durante o tratamento quimioterápico, mas na minha opinião, este manual é interessante pra qualquer pessoa.

Como eu comecei este post reclamando dos enjoos e da falta de apetite que venho sentindo, vou terminá-lo com a citação de uma parte do livro sobre perda de apetite:

A perda ou a falta de apetite é um dos problemas mais comuns do câncer e do seu tratamento. Muitas coisas afetam o apetite, inclusive o mal-estar (náusea, vômito) e o fato de sentir-se transtornado ou deprimido por ter câncer. A pessoa que tem essas sensações, sejam elas físicas ou emocionais, pode perder o interesse por comer. As seguintes sugestões podem ajudar a tornar mais agradável a hora das refeições para que você tenha mais vontade de comer:


• Mantenha a calma, especialmente na hora das refeições. Não coma com pressa.

• Ocupe-se com o maior número possível de atividades normais. No entanto, se não estiver com vontade e não quiser participar delas, não se sinta obrigado a isso.
• Tente mudar a hora, o lugar e o ambiente onde come. Um jantar à luz de velas pode tornar a refeição mais atraente. Ponha uma mesa colorida, ouça música suave enquanto come. Coma com outras pessoas ou fique assistindo ao seu programa de TV favorito durante a refeição.
• Coma sempre que tiver fome. O número de refeições do dia não precisa ser exatamente as três principais. Várias pequenas refeições ao longo do dia podem até dar melhores resultados.
• O menu deve ser variado. Experimente algumas das receitas da parte intitulada: “Receitas para melhorar a nutrição durante o tratamento do câncer” (pág. 55).
• Coma com freqüência durante o dia, mesmo na hora de dormir. Tenha sempre um lanche sadio à mão. Se de hora em hora você der umas mordiscadas no alimento correto ou uns goles no líquido apropriado, pode obter proteínas e calorias com mais facilidade.

3 thoughts on “Boa alimentação durante a quimioterapia”

Leave a Reply